quinta-feira, 28 de abril de 2011

MARQUESA DE SÉVIGNÉ

A marquesa de Sévigné nasceu em Paris em 06/02/1626 e faleceu em 17/04/1696 aos 70 anos de idade.
Casou-se aos 18 anos,teve dois filhos,ficou viuva aos 25 anos do Marquês de Sévigné e a partir de então aproveitou ao máximo o que a vida lhe proporcionou vivendo entre a Bretanha e Paris,participau dos grandes consertos da época, das festas douradas de Luiz XIV, lia e muito, era muito culta.
Trocava muitas correspondências, principalmente com sua filha, foi por isso que passou para a história das letras francesas, após sua morte essas cartas foram publicadas e a tornou famosa escritora.Suas cartas mostram os costumes, hábitos e maneira de ser daquela época, é o retrato fiel do reinado do rei sol.Fonte inesgotável e precisa de fatos históricos e sociológicos sendo assim uma cronista de seu tempo.
Passava temporadas em Grignan com sua filha e foi lá que faleceu.Quando completou 300 anos de sua morte organizaram em Grignan, palestras, leitura de cartas, reposições históricas e concertos de canto e música clássica,e até hoje todos os anos nesta mesma data, sempre o mesmo grande sucesso, tendo como tema principal a sua maravilhosa correspondência.
Sèvigné foi uma mulher a frente de seu tempo.Nunca mais se casou não que não houvesse pretendentes, mas dedicou sua vida as artes, a literatura e as suas famosas cartas que foram publicadas em 1696 com o nome "Memórias" onde narrava com clareza os costumes da corte.
Sua melhor amiga foi a madame de Lafayette escritora francesa, foi dama de honra da rainha Ana da Austria, vivia na nobreza e amiga de escritores famosos da época como Boileau e Racine.
Sua mãe ficou viuva e casou-se com o tio da Marquesa de Sévigné e a partir de então elas se tornaram amigas inseparáveis. La Fayette escreveu que a marquesa era tão culta, tão inteligente que se tornava a mulher mais bonita e interessante da França.
A marquesa de Sévigne viveu na mansão Carnavalet durante o reinado do rei Louis XIV. Hoje a mansão é um lindo museu próximo a place de Vosges que tive o privilégio de visitar, o museu retrata a história de Paris e é belíssimo!vale a pena conhecer.O museu é dedicado a história da capital francesa da antiguidade até os dias de hoje.Não façam como eu que só conheci o museu e a belíssima região no Marais no dia de vir embora, vale a pena explorar tudo a pé, conhecer com calma os museus da região, visitar a casa de Vitor hugo com calma e almoçar no delicioso restaurante em frente a praça saboreando uma taça de champagne, fiz tudo isso, mas tudo com muita pressa, da próxima vez, farei o mesmo percurso só que  com bastante tempo.
Retrato da Marquesa - Museu Carnavalet- paris.

Seu livro "Memórias" lançado em 1696 após sua morte.



Museu Carnavalet 23, rue de Sévigné - Marais - Paris.
Aberto de terça a domingo de 10h ás 18h - entrada franca.



Sevigné nasceu no número 6 da place de Vosges, mesmo endereço que viveu Vitor Hugo dois séculos depois.Feliz coincidência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário