segunda-feira, 18 de abril de 2011

ANOS 80

Como era ser adolescente no final dos anos 80 início dos anos 90? Era fabuloso!!! Principalmente porque tínhamos próximos de nós a rebeldia dos anos 60, a quebra de paradigmas, a beleza, e o charme dos anos 70. Foi um tempo diferente, a sensação que tenho é que as coisas não estavam totalmente prontas como agora, hoje temos o mundo aos nossos pés por causa dos meios de comunicação como internet, orkut, facebok, os milhares de blogs e de tecnologias como celulares, computadores,não existia CD, DVD, tvs de LCD enfim, nem vídeo cassete tínhamos,ouvíamos músicas nos famosos discos de vinil nas antigas radiolas.
 Os jovens de hoje estão vivendo num ritmo acelarado, tudo fácil demais e ao alcance de todos, a mídia é mais do que nunca uma forma eficaz de antenar as pessoas através das notícias dos fatos que ocorrem em todo o mundo em tempo real, e de formar opiniões nem sempre as melhores, pois o sensasionalismo está sempre presente e focado em grandes tragédias.Mas na "nossa" época era tudo realmente diferente, pasmem mas não tínhamos, computadores, nem sequer existiam celulares, vivíamos com os bolsos cheios de fichas telefônicas e utilizavamos os bons e velhos orelhões, ou as guardávamos nas carteiras da Company essas eram as "estribadas" como dizíamos na época, todos precisávamos ter uma dessas, juntamente com a mochila de carregar nas costas e nos pés íamos de Redley, nossa,este tênis foi responsável por milhares de calos e joanetes de muitos de nós, mas não nos importávamos, pois era um Redley...
Usávamos relógios super coloridos que trocavam de pulseiras de acordo com a cor da roupa, era uma grande inovação.
As festas eram diferentes, tínhamos Hora Dançante, Bailes de Debutantes coletivos, muitas Serenatas, pouco ou nenhum dinheiro só dava mesmo para o sanduba no trailler com coca-cola, no fim da noite.
Curtíamos intensamente Menudo, era apaixonada pelo Robby, " Canta,dança, não se reprima..."eram lindos,éramos fanáticas,Amamos também  U2, Led Zeppelin, A-Ha,Quen, James Taylor, Capital Inicial, Dires Straites,Pet Shop Boys, New Order, Lobão, Barão Vermelho, Paralamas, RPM, Titãs, Engenheiros do Hawai, Dyna Summer, Beto Guedes, Paulinho Pedra Azul, Nenhum de Nós, Nossa essa foi do fundo do baú," Sempre estar lá e ver ele voltar...", Blitz, Kid Abelha, Surgiam os festivais que consagraram muitos dos nossos famosos músicos de hoje como Guilherme Arantes,Oswaldo Montenegro,me lembro de um Festival em Matozinhos mais ou menos em 86, ou 87 não sei ao certo quando conheci Paulinho Pedra Azul cantando Bem-Ti-Ví, foi a coisa mais emcionante que já ouvi...até aquele dia! foi com certeza a era da música.
Tinha todo estilo musical e todos eram fenomenais,Rock, Pop, nunca houve em outra era expressão musical como houve nos anos 80, as bandas explodiam, os cantores cantavam com a alma e levavam as platéias ao delírio! Até o show do Léo Jaime no Ginásio coberto em Sete Lagoas foi incrível.
As roupas eram horríveis,mangas bufantes,as famosas e ridículas ombreiras, saias longas e rodadas com camisão por cima com cinto e as mangas presas com um broche estranho de nome jacaré, suspensórios para os meninos, era um charme! camisas jeans, jaquetas muito curtas que não tampavam o frio,vestido trapézio,saia balonê, Melissa,bota branca da Xuxa, e  polainas, nossa as polainas eram demais, pois precisavamos imitar a dança final do filme Flashdance, por isso as meninas faziam jazz, e não era o jazz estilo musical famoso de  New Orleans não, era um estilo de dança da Jennifer Beals no famoso musical Flashdance, aquele do qual imitávamos as famosas polainas.
Tínhamos mais liberdade, saíamos sozinhos, muitas vezes voltavamos sozinhos pra casa sem medo nenhum, pois não tinha essa violência que tem hoje.Fomos privilegiados.
Comíamos qualquer coisa na rua e adorávamos.Tudo era bom pois tínhamos alegria de viver.
Quase nunca bebíamos, ninguém sabia dirigir, nínguém tinha carteira, então andávamos a pé mesmo, e era muito bom, amigos abraçados pelas ruas cantando, conversando...ou pegávamos carona, mas naquela época podia, não tinha perigo! pode?
Os bons filmes da época eram Ghost, Dança com Lobos, Viagem Insólita, Indiana Jones, De volta para o Futuro, Blad Runer, Guerra nas Estrelas, Big quero ser Grande, ET esse fez muita gente grande chorar na época!
Os finais de semana eram curtos pra tantas festas e serenatas, sempre tinha muita coisa pra fazer e quando não tinha nada juntávamos todo mundo e de repente virava festa.
Não tínhamos maldade nenhuma, nossa geração era pura, até inocente muitas vezes, penso eu.
Amávamos assistir a Gata e o Rato, ou mesmo nosso querido MacGyver, ou a Ilha da Fantasia. Quem não se lembra daquele anãozinho o Tattoo que recebia as pessoas que chegavam na ilha, o incrível Hulk, O homem do fundo do Mar, mas o melhor de todos eram as Panteras.
Todo sábado a tarde tinha Chacrinha, todo domingo a tarde Silvio Santos,e a noite depois do Fantástico tinha filme de Karatê que eu amava!Toda tarde as 17:30h Sítio do pica-pau Amarelo, e no jornal Nacional a voz inconfundível de Cid Moreira.Sem contar TV Pirata, Balão Mágico, Perdidos na Noite.Nunca vou me esquecer do Raul Seixas cantando Pluct Plact Zum no fantástico!
Nos esportes tínhamos o inesquecível Airton Sena,dando show nas pistas de formula I, e nos ringues Mike Tyson detonando,a Copa de 82 foi emocionante, eu com 10 anos queria me casar com o Eder pois morava em Betim na época e ele era de lá, pensei que seria fácil!!!
Os brinquedos eram o genius, para meninos Atari, e Falcon e para as meninas Suzi.
Até as novelas eram boas ou eu era boba e gostava, passava Tititi, Selva de Pedra, A gata comeu, Roque Santeiro (sempre quis ser a viúva Porcina) até laço no cabelo usei e era enorme!Vale Tudo, quem não se lembra da Odete Roytman? Quem matou a danada da Odete Roytman???











ET





Fofão

Polainas!!! geniais! na época é claro!!!






Serenatas em Matozinhos



Vestido Trapézio

Roque Santeiro



Coleção Vaga-Lume




O livro que sintetizou toda a nossa geração foi "Feliz Ano Velho" de Marcelo Rubens Paiva, mas eu amava mesmo era ler a Coleção Vaga-Lume como Èramos Seis e o Escaravelho do Diabo.Devorava todos da série!
Falar dos anos 80 é viajar no tempo, tempo este que me enche de saudades e de boas lembranças, tempo em que pessoas que amamos ainda não haviam partido, tempo em que dinheiro não importava, tempo de dançar muito, de curtir boa música, de participar de gincanas, de pedalar, de dormir pouco, e comer muito e continuar magrinha, de ter bons amigos, de curtir tudo, de achar tudo bonito.
Foi uma época marcante para todos que foram adolescentes nesta década tenho certeza disso, pois fomos realmente privilégiados com tanta música boa,tanto filme bom, muitos amigos e pouca saudades pois naquela época as estávamos plantando e agora as estamos colhendo!!!Viva os anos 80!!!

2 comentários:

  1. Pois é...As musiquinhas lentas nos bailinhos da casa da minha tia todo final de semana... True, Please dont go!, a musica romantica do filme tootsie, e o filme lindo chamado: Talvez algum dia??? Sim, isso sim era vida...vida de adolescente que gostava de sentar na calçada para bater papo até altas horas; saía para andar de patins, de bicicleta, corria para o cinema logo depois de um lançamento legal de um filme de aventura...Que saudades!Minha avó detestava a banda Blitz e dizia que as musicas eram pornografia...e o que ela diria agora se fosse viva?

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! Me fez voltar no tempo e rir horrores. E sou obrigada a confessar que o Robby também era o meu Menudo predileto. 🙈😂

    ResponderExcluir