quarta-feira, 6 de abril de 2011

LUXEMBOURG

Sou neta de luxemburguês, meu avô veio para o Brasil após ter lutado bravamente na segunda guerra mundial, me parece que não aguentou viver num pós-guerra onde seu belo país se via destruído juntamente com sua família, as perdas foram enormes pra ele e veio buscar no Brasil, no novo mundo, uma nova vida sem guerras, sem bombas, sem violência.Um país acolhededor que o recebeu de braços abertos e aqui fincou raízes sem nunca mais ter voltado a sua terra natal.Casou, teve 7 filhos e faleceu em 1986. Me deixou de herança o gosto pela fotografia, o gosto fino pelas boas comidas, e o interesse por outros idiomas, uma vez que ele falava quatorze.Foi nesse meio que cresci, vendo meu avô receber pessoas de toda parte do mundo e minha avó uma brasileira, mineira de Matozinhos cozinhando suas receitas maravilhosas recebendo estes imigrantes, sempre em clima de muita festa "á lá brasileira" .Herdei também o amor por Luxemburgo, desde muito pequena ouvia falar deste país encantado, distante, mágico, sonhava em conhecê-lo um dia, tinha plena certeza que este dia chegaria, pois sempre senti que eu pertencia aquele lugar e não ao Brasil.Minha mãe ia todos os anos visitar sua única tia, e eu sempre sonhando quando eu realizaria meu sonho. Quando fui a Luxemburgo pela primeira vez, confesso ter ficado muito brava com meu avô por ele ter vindo embora deixando para trás tudo aquilo, a mágia se confirmou, me apaixonei ainda de dentro do avião, antes mesmo dele pousar.
Conheci sua pequena família e apurei ainda mais meu gosto pela culinária luxemburguesa que é maravilhosa! como amo batatas!!! o jeito deles cozinharem é tão simples, tão prático e ao mesmo tempo a comida tem um sabor tão intenso e incrível.
Sou uma brasileira que não gosta de arroz nem de feijão, isso reafirma mais uma vez a força do sangue, apesar de meu avô que nasceu lá, se me lembro bem bater altos pratos de feijoada e comer feijão cozido com pele de porco.Detalhes!
Luxemburgo é um pequeno país situado entre a Belgica, a Alemanha e a França. Possui aproximadamente 500 mil habitantes e seu território é de 2586 de quilometros quadrados.Repleto de castelos e turistas vindos de toda parte da Europa. È um Grão-Ducado hereditário com um sistema parlamentar unicameral, ou seja possui uma monarquia constitucional que é governada pelo grão duque Henrique Alberto Gabriel Félix Maria Guilherme,  que nasceu em 16/04/1955, filho mais velho do Grão-duque João de Luxemburgo e da Grã-duquesa Josefina Carlota, ele foi um neto de Leopoldo III, Rei dos Belgas, e da Rainha Astrid, outrora Princesa da Suécia. e governa seu povo atualmente ao lado de sua esposa Maria Tereza Mestre y Batista com quem teve cinco filhos.
Possui uma das maiores rendas percaptas do mundo, onde o índice de desenvolvimento humano é dos mais elevados.Não existindo desigualdade social.O setor bancário é um dos que movem a economia do país, juntamento com o setor de seguro e da siderurgia.
Grande produtor de vinho do vale do rio Mosela e de cervejas típicas tradicionais.
Baixo índice de natalidade, o país possui número maior de adultos e idosos do que de crianças.
Sua língua oficial é o alemão e o frânces sua língua administrativa, mas seu dialeto é o luxemburguês falado por toda a população.
Luxemburgo é tipicamente rural, com cidades situadas muito próximas umas das outras, de fácil locomoção e acesso entre elas através de trens de alta e média velocidade dependendo da distância, e ônibus super confortáveis.
Cidades tranquilas e pequenas, com exceção da capital Luxembourg que é a maior do país e é onde se concentra restaurantes, grandes magazines como Escada, Gucci, vilerroy, enfim todas as maiores grifes do mundo.è onde tudo acontece, teatro, museus, bares, restaurantes, praças, cinemas e vida noturna, enquanto que nas outras cidades menores possuem castelos, hotéis, excelentes restaurantes, museus, mas tudo muito pacato e calmo, sem muito movimento, o tempo por lá passa lento, os dias são frios e nos convida a apreciarmos seu excelente vinho ao cair da tarde ou ao amanhecer como minha mãe costuma fazer quando está lá.
Enfim, vale a pena conhecer Luxemburgo e se deliciar com sua comida, seu vinho, suas sobremesas, sua cultura, seu povo, sua paisagem, seus castelos e sua história.
Grão-Duque Henri de luxembourg

Luxair-empresa aérea luxemburguesa sem dúvida o melhor sanduiche de avião


Eu em Luxembourg-capital



sobremesa maravilhosa!!!

Beringen cidade que meu avô nasceu

eu minha mãe fazendo compras!!!





Chateau de Vianden


Em breve farei alguns artigos sobre as cidades e vilas que conheci em Luxemburgo contando um pouco de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário