Paris de Francisco I, de Catarina de Medici, da Rainha Margot, de Henrique de Navarra, de Napoleão Bonaparte e outros Naopleões, de Voltaire, Vitor Hugo, Flaubert, de Dumas pai e filho,de tantos Luízes XIV, XV, XVI, de Robespiere, de Maria Antonieta, de Renoir, de Camille Claudel, de tantas figuras importantes da história universal, de tantos estrangeiros famosos que fizeram de Paris sua cidade natal como Ernest Heminiwey, Picasso, Da Vinci.Paris de todos eles!
Me perguntava sempre porque tudo se resume e se concentra nesta cidade maravilhosa, fascinante, conhecida como cidade luz? Porque? porque metade do ouro do Brasil foi parar em Paris no reinado de Dom João V? porque tanto fascínio? Tantas guerras, revoluções armadas e intelectuais ocorreram por lá?Hoje meus amigos, entendo perfeitamente o porque de tudo isso! cidade igual não há! sou suspeita pra falar pois sou grande amante de Paris, e após conhecê-la pessoalmente vejo claramente porque?
porque não existe outra cidade no mundo como Paris, tão bela, grandiosa, imponente, prática, intelectual, melancólica, perfeita como Paris! sua arquitetura encanta os olhos e o coração, Ah! seus museus maravilhosos! , conhecer o Louvre é um presente dos céus, precisaria muitos meses para conhecer cada obra de arte exposta lá dentro, muita cultura do mundo todo em um só lugar, mas meus amigos comecem pelos livros...antes de ir,Versalles é entender o porque da revolução francesa,as pontes, as igrejas, os cemitérios, os parques, os artistas, sentar no Café de Flore onde Jean Paul Sartre e simone de Beauvoir escreviam seu textos de existencialismo e humanismo tomando um café e observando pessoas ao redor sem saber se são intelectuais da Sorbone, artistas, pintores ou turistas,passear com os amigos pelo jardin du luxembourg no fim de tarde, visitar o Pantheon,comer mil sanduiches de pão com presunto,tarteletes de ruibarbo, creme bruillé, trocar mil vezes de metrô, visitar a casa de Vitor Hugo, ver suas obras originais rabiscadas,usar chapéu,passear pela Champs Elyseés,ver a Monalisa de pertinho,visitar o túmulo de Kardec, Heloise e Abelard,Chopin,Piaf, comprar perfumes sabendo que são originais, pular de alegria ao ver a Torre Eifell com meu amor ao lado,tudo isso me fez entender Paris profundamente, e acreditar que nada foi por acaso que como Roma foi para os antigos o berço de toda a civilização, Paris foi para nós o berço da cultura, da literatura da história e da arte contemporânea.
Espertos foram aqueles que fizeram de Paris seu refúgio e felizes somos nós que podemos contempla-la com todo seu encantamento e obras de arte deixadas por estes homens e mulheres maravilhosos que nos antecederam.
J'aime beaucoup Paris!
Nossa cheguei ficar arrepiada...ler seu texto foi como se estivesse revivendo cada segundo do que passamos....saudade sempre PARISSSSSSSS
ResponderExcluir