sexta-feira, 18 de março de 2011

PARIS - PLACE DE VOSGES


A residência palaciana de Vitor Hugo na place de vosges é um museu de propriedade da cidade de Paris localizado nesta deslumbrante praça histórica, para mim a mais bonita de Paris. Neste local foi onde ele escreveu boa parte de sua obra prima "os miseráveis", além de outras, recebeu amigos escritores como Dumas e Lamartine, namorou sua amante ,Juliette drouet e conduziu sessões espíritas em torno da mesa de sua sala de jantar, seu quarto foi restaurado e está mobiliado com a escrivaninha que ele escreveu e a cama na qual morreu.

Moradores da Place des Vosges
N º 1A Mme de Sevigné nasceu aqui 
No. 6 Victor Hugo 1832-1848, no que era então o Hôtel de Rohan-Guéménée, agora um museu dedicado à sua memória 
No. 7 Sully, grande ministro Henrique IV 
No. 8 poeta Théophile Gautier e escritor Alphonse Daudet 
No. 9 (Hôtel de Chaulnes) da Academia de Arquitetura 
N º 11 de 1639-1648 ocupada pela cortesã Marion Delorme 
N º 14 (Hôtel de la Rivière). Os seus tectos pintados por Lebrun são reinstalados no Musée Carnavalet 
residência n º 17 ex-Bossuet 
No. 21 Cardeal Richelieu 1615-1627, 

 
A Place des Voges foi construído no local do Hôtel des Tournelles, que foi abandonado por Catarina de Médicis, após seu marido, Henry II, foi mortalmente ferido em um torneio de duelos lá. Foi Henrique IV que decidiu construir uma praça real no site, cedendo todas as residências periféricas salvar aqueles no lado sul a particulares, os quais tiveram que aceitar as seguintes estipulações: nenhuma das parcelas poderá ser dividido, tudo tinha de fachadas aderir a um uniforme, tijolo e pedra-design (provavelmente concebido por Louis Métezeau), e cada proprietário tinha que dar para uma galeria de circulação ao nível do solo, de acordo com um modelo pré-concebido. Estas regras foram respeitadas, mesmo durante a Revolução, quando algumas das residências se tornou propriedade do governo. Observe, entretanto, que a uniformidade total não reina entre os vários pavilhões, principalmente em relação as suas janelas de trapeira. Além disso, alguns proprietários de dinheiro guardado, substituindo alvenaria pintada de tijolo. Mas estas diferenças não comprometem o efeito uniforme produzido pelo conjunto, que sobreviveu milagrosamente intacto. Uma estátua de bronze de Louis XIII estava no centro, entre 1639 e da Revolução, quando foi derretido, em 1819, ele foi substituído pela estátua de pedra presentes.
 Atualmente abaixo dos arcos dos prédios na place de vosges encontram-se galerias de arte e excelentes restaurantes.Vale a pena conferir.



eu visitando o quarto de Vitor Hugo.Não tem preço!!!

3 comentários:

  1. A beleza dessas construções nos faz acreditar na capacidade do ser humano em traduzir em imagens todo o seu potencial. Bjm

    ResponderExcluir
  2. Amiga essa nossa descoberta foi 10 vamos retornar novamente....bjinnnnnnnnn

    ResponderExcluir