1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil é um livro sobre a história do Brasil escrito pelo jornalista paranaense Laurentino Gomes que foi publicado em 2006. O livro retrata a vinda da família real portuguesa ao Brasil neste ano.
No livro, Laurentino Gomes contextualiza a vinda da família real às condições políticas, econômicas e sociais da época em Portugal, França, na Inglaterra e no Brasil. Até o final de 2008, o livro já tinha vendido mais de 350 mil exemplares no Brasil e 50 mil em Portugal.
Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Acadêmia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuit de literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção.
O livro é fantástico, possui uma linguagem simples que proporciona uma leitura muito prazerosa onde o leitor realmente viaja junto com a família real portuguesa e sua corte na travessia do Atlântico até chegar em terras brasileiras e em todos os acontecimentos ocorridos a partir de então.Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de qualquer outro país europeu, em tempos de revolução, reis, rainhas destronados ou obrigados a fugir de seus reinos, mas até então somente Dom João teve a "coragem" de cruzar o oceano e viver na colônia, mas foi a partir desta decisão que o Brasil iniciou seu processo evolutivo, socialmente e culturalmente falando para alcançar a realidade que temos hoje.
Vale a pena ler, confesso que tenho muito mais interesse e conheço muito mais a história da França do que do Brasil, mas lendo 1808 começo a me interessar mais pela história do meu país e a entender claramente todo o seu processo de colonização.
Gostei tanto que estou começando a ler do mesmo autor 1822 - como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D.Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo pra dar errado.
Pelo título percebe-se que o livro´será maravilhoso também, em breve postarei meus comentários em relação a ele.
Leiam meus amigos, leiam muito pois segundo nosso grande amigo Voltaire " os livros governam o mundo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário