quinta-feira, 31 de março de 2011

HELOISE E ABELARD

Esta é a história de amor mais bonita de todos os tempos e para mim supera Romeu e Julieta em estilo  graça e emoção.
O romance dos dois ocorreu em Paris no século XII, em plena idade média.Ele nasceu no ano de1079 em Le Pallet próximo a Nantes, se tornou teólogo e professor de filosofia da igreja católica na formação de novos padres do seminário local, conhecido como escola de Notre Dame, primeira universidade livre da França, foi considerado um dos maiores intelectuais da época, inclusive no campo da lógica onde foi precursor do racionalismo frânces, ela aluna da escola e sobrinha do cônego Fubert da catedral de Notre Dame que ainda estava em construção na época, se apaixonaram e mantiveram em segredo um tórrido caso de amor,se casaram secretamente e tiveram um filho também em segredo distante de Paris na terra natal de Abelard de nome Astrolábio criado pela tia paterna, o romance foi descoberto pelo tio de Heloise que mandou castrar Abelard,este revoltado resolveu abrir mão de seu amor e se entregar a Deus, voltou para o seminário na abadia de St. Denis e se tornou padre, ela desesperada entrou para um convento a quilometros de distância dele e do filho, porém se corresponderam por toda a vida, longas cartas de amor.
Ele faleceu primeiro no ano de 1142 e ela em 1164.
Hoje depois de 700 anos se encontram enterrados juntos no cemitério de Pére-Lachaise em Paris e receberam estatuetas representando os dois deitados lado a lado encima do túmulo abaixo de uma capela, lindo! emocionate! tive o privilégio de visitá-los, e com certeza foi um momento muito especial.
A história dos dois é contada no filme  "Em nome de Deus"

Título Original: Stealing Heaven
  Gênero: Drama | Romance
  Ano de Lançamento: 1988
  Duração: 108 min
  País de Produção: Inglaterra, Iugoslávia
  Diretor(a): Clive Donner
Sinopse:
No século XII, Abelard, um respeitado filósofo e professor em Paris, é contatado para ser o tutor da bela e inteligente Heloise. Rapidamente eles se apaixonam, mas precisam manter seu relacionamento escondido de todos, porque Abelard eá comprometido com o celibato.

Elenco:
Derek de Lint ... Abelard
Kim Thomson ... Heloise
Denholm Elliott ... Fulbert
Kenneth Cranham ... Suger
Patsy Byrne ... Agnes
Mark Jax ... Jourdain
Tim Watson¹ ... François
Rachel Kempson ... Prioress
Angela Pleasence ... Sister Cecilia
Cassie Stuart ... Petronilla.

Assistam o filme meus amigos é maravilhoso!Vale a pena.
Quando forem a Paris não deixem de visitar o túmulo deles no Pére-Lachaise, logo na entrada eles fornecem pra gente um mapa guia com o "endereço" de todos os túmulos, se não me engano o deles é o número 37. Peço a minha amiga Déia para postar pra mim  essa informação precisa pois ela tem o mapa da nossa visita bem guardado.
Esta visita  nos tornam de certa forma cúmplices do amor deles! è fantástico.




Túmulo de Abélard e Heloise no Pére-Lachaise


LA MORT DE JOSÉ ALENCAR

José Alencar L"ex vice-president du Brésil est mort avant-hier d'un cancer, il était interné à l'hôpital Sírio Líbanês à São Paulo pendant plusiers jours,il a souffert beaucoup pendant neuf ans avec cette maladie terrible.Hier, son corps a êté veiullé à Brasília par milliers de persones.Aujord"hui a été veiullé ici a Belo Horizonte et son corps va encineré à Contagem dans lé Parc Renascer.
Nous perdons un grand homme public, un grand homme politique et un grand homme d"affaires, que a aidé le Brésil a croître pendant beaucoup des annés.


Il a laissé D. Marisa Gomes da Silva veuve avec sons fils très désolés.

Perdemos um grande homem,pai de família, político íntegro e empresário competente, mineiro em sua essência como todos nós mineiros somos e entendemos esse jeito mineiro de ser de viver e de conduzir as relações entre amigos, partidos, opositores.
José de Alencar deixa um vazio na política de Minas e do Brasil, um espaço em branco onde guardaremos a lembrança de um guerreiro que  morreu na tarde de terça-feira de falência múltipla dos órgãos. Lutando contra um câncer da região abdominal , Alencar deu entrada no Hospital Sírio-Libânes com obstrução intestinal na segunda-feira.
Perdeu a batalha mas depois de muita luta.
Guardaremos esse memóravel homem na lembrança, e agradeçemos por termos sido contemporâneos dele nesta passagem da hístoria de nosso estado e país.

UM OLHAR SOBRE PARIS!

PARIS!!!

Paris de Francisco I, de Catarina de Medici, da Rainha Margot, de Henrique de Navarra, de Napoleão Bonaparte e outros Naopleões, de Voltaire, Vitor Hugo, Flaubert, de Dumas pai e filho,de tantos Luízes XIV, XV, XVI, de Robespiere, de Maria Antonieta, de Renoir, de Camille Claudel, de tantas figuras importantes da história universal, de tantos estrangeiros famosos que fizeram de Paris sua cidade natal como Ernest Heminiwey, Picasso, Da Vinci.Paris de todos eles!
 Me perguntava sempre porque tudo se resume e se concentra nesta cidade maravilhosa, fascinante, conhecida como cidade luz? Porque? porque metade do ouro do Brasil foi parar  em Paris no reinado de Dom João V? porque tanto fascínio? Tantas guerras, revoluções armadas e intelectuais ocorreram por lá?Hoje meus amigos, entendo perfeitamente o porque de tudo isso! cidade igual não há! sou suspeita pra falar pois sou grande amante de Paris, e após conhecê-la pessoalmente vejo claramente porque?
porque não existe outra cidade no mundo como Paris, tão bela, grandiosa, imponente, prática, intelectual, melancólica, perfeita como Paris! sua arquitetura encanta os olhos e o coração, Ah! seus museus maravilhosos! , conhecer o Louvre é um presente dos céus, precisaria muitos meses para conhecer cada obra de arte exposta lá dentro, muita cultura do mundo todo em um só lugar, mas meus amigos comecem pelos livros...antes de ir,Versalles é entender o porque da revolução francesa,as pontes, as igrejas, os cemitérios, os parques, os artistas, sentar no Café de Flore onde Jean Paul Sartre e simone de Beauvoir escreviam seu textos de existencialismo e humanismo tomando um café e observando pessoas ao redor sem saber se são intelectuais da Sorbone, artistas, pintores ou turistas,passear com os amigos pelo jardin du luxembourg no fim de tarde, visitar o Pantheon,comer mil sanduiches de pão com presunto,tarteletes de ruibarbo, creme bruillé, trocar mil vezes de metrô, visitar a casa de Vitor Hugo, ver suas obras originais rabiscadas,usar chapéu,passear pela Champs Elyseés,ver a Monalisa de pertinho,visitar o túmulo de Kardec, Heloise e Abelard,Chopin,Piaf, comprar perfumes sabendo que são originais, pular de alegria ao ver a Torre Eifell com meu amor ao lado,tudo isso me fez entender Paris profundamente, e acreditar que nada foi por acaso que como Roma foi para os antigos o berço de toda a civilização, Paris foi para nós o berço da cultura, da literatura da história e da arte contemporânea.














Espertos foram aqueles que fizeram de Paris seu refúgio e felizes somos nós que podemos contempla-la com todo seu encantamento e obras de arte deixadas por estes homens e mulheres maravilhosos que nos antecederam.
J'aime beaucoup Paris!

SOPHIA LOREN

Sophia Loren nasceu em Roma na Itália em 20 de setembro de 1934, ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Duas mulheres, de Vittório Sica, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Sua carreira foi repleta de filmes importantes que sempre destacavam sua beleza e sensualidade, possuidora de um carisma tipicamente italiano, nasceu de família pobre e foi descoberta em 1952 pelo produtor de cinema Carlo Ponti que posteriormente veio a ser seu marido 22 anos mais velho que Sophia.Trabalhou com grandes produtores do cinema como Frederico Fellini, Vitorio de Sica dentre outros.
Sophia Loren será homenageada em Hoollywood pela academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hoollywood que prepara uma noite de gala para celebrar a carreira de 50 anos da atriz italina mais famosa do mundo.A cerimônia está marcada para o dia 4 de maio de 2011 em Bervelly Hills, ao longo da cerimônia serão exibidos filmes importantes da atriz e entrevistas com amigos colegas e fãs.Sophia Loren contracenou com grandes nomes do cinema como Marcello mastroianni, Gregory Peck, Robert Taylor, John Wayne, Maurice Chevalier dentre outros.
Particularmente os meus filmes preferidos são: "O Escândalo da Princesa" com John Gavin e Maurice Chevalier, filme interessante que se passa no ano de 1907 em Viena, onde ela é uma princesa austríaca que rejeita a idéia de se casar com um princípe prussiano e se apaixona por um plebeu (John Gave ator de psicose que aparece lindono filme " a cara de George Clone" incrível! É uma comédia romântica leve e gostosa.O outro é "Começou em Nápoles" com nada mais nada menos que Clark Gable, divertida comédia romântica se passa em Nápolis na Itália e na Ilha de Capri, ele advogado viaja a Itália para resolver herança de irmão e descobre um sobrinho de 10 anos que mora com a tia (Sophia Loren), se apaixonam e vivem uma bela aventura ensolarada.Vale a pena conferir! eu amei.




Outros filmes importantes da atriz:


  • 2004 A Casa dos Gerânios (Peperoni ripieni e pesci in faccia)
  • 2004 Lives of the saints (TV)
  • 2002 Desejo de liberdade (Between strangers)
  • 2001 Francesca e Nunziata (Francesca e Nunziata) (TV)
  • 1997 Soleil
  • 1996 Messages
  • 1995 Dois Velhos Mais Rabugentos (Grumpier old men)
  • 1994 Prêt-à-Porter (Prêt-à-porter)
  • 1990 Sábado, Domingo e Segunda (TV)
  • 1986 Courage (Courage) (TV)
  • 1984 Aurora (Qualcosa di biondo) (TV)
  • 1979 Poder de fogo (Firepower)
  • 1979 Amor e ciúme (Blood feud)
  • 1978 Alvo de quatro estrelas (Brass target)
  • 1977 Um Dia Muito Especial (A special day)
  • 1977 Angela
  • 1976 A travessia de Cassandra (Cassandra crossing, The)
  • 1975 A garota do chefe (La pupa del gangster)
  • 1974 Encontro casual (Brief encounter) (TV)
  • 1974 Veredict
  • 1974 Il viaggio
  • 1972 O Homem de La Mancha (Man of La Mancha)
  • 1971 A mulher do padre (Priest's wife, The)
  • 1971 White sister
  • 1971 La Mortadella
  • 1970 Os girassóis da Rússia (Sunflower)
  • 1968 Fantasmas à italiana (Questi fantasmi)
  • 1967 A Condessa de Hong Kong (A countess from Hong Kong)
  • 1967 Felizes para sempre (More than a miracle)
  • 1966 Arabesque (Arabesque)
  • 1966 Judith (Judith)
  • 1965 Lady L (Lady L)
  • 1965 Love goddesses, The
  • 1965 Operação Crossbow (Operation Crossbow)
  • 1964 Matrimônio à italiana (Matrimonio all'italiana)
  • 1964 A Queda do Império Romano (Fall of the Roman Empire, The)
  • 1964 Ontem, hoje e amanhã (Yesterday, today and tomorrow)
  • 1963 Five milles to midnight
  • 1962 I sequestrati di Altona
  • 1962 Bocaccio'70 (Bocaccio'70)
  • 1961 El Cid (El Cid)
  • 1961 Duas mulheres (Two woman)
  • 1961 Gêne (Madame Sans-Gêne)
  • 1960 Jogadora infernal (Heller in pink tights)
  • 1960 Começou em Nápoles (It started in Naples)
  • 1960 O escândalo da princesa (A breath of scandal)
  • 1960 Millionairess, The
  • 1959 Mulher Daquela Espécie (That kind of woman)
  • 1958 A Orquídea Negra (Black orchid, The)
  • 1958 Key, The
  • 1958 Desejo (Desire under the elms)
  • 1958 Tentação morena (Houseboat)
  • 1957 Orgulho e Paixão (Pride and the passion, The)
  • 1957 Legend of the lost, The
  • 1957 A Lenda da Estátua Nua (Boy on a dolphin)
  • 1956 Lucky to be a woman
  • 1955 A bela moleira (La bella mugnaia)
  • 1955 Pão, Amor e... (Pane, amore e...)
  • 1955 Woman of the river
  • 1955 Too bad she's bad
  • 1954 Gold of Naples, The
  • 1954 Tempi nostri
  • 1954 Attila (Attila)
  • 1954 Carosello napolitano
  • 1954 Un giorno in pretura
  • 1954 Miseria e nobilità
  • 1953 Africa sotto i mari
  • 1953 Aida
  • 1953 Ci troviamo in galleria
  • 1953 La domenica della buona gente
  • 1953 Due notti con Cleopatra
  • 1953 Il paese di campanelli
  • 1953 Pellegrini d'amore
  • 1953 Il segno di venere
  • 1953 La trata delle bianchi
  • 1952 La favorita
  • 1952 Il sogno di Zorro
  • 1952 È arrivato l'accordatore
  • 1951 Anna
  • 1951 Era Lui!... Si! Si!
  • 1951 Il mago per forza
  • 1951 Milano miliardaria
  • 1951 Il padrone del vapore
  • 1951 Quo Vadis? (Quo Vadis?)
  • 1950 Cuore su marie
  • 1950 Io sono il capataz
  • 1950 Le sei mogli di Barbablù
  • 1950 Totò Tarzan

 

quinta-feira, 24 de março de 2011

PENSAMENTOS DE VOLTAIRE

François-Marie Arouet o famoso Voltaire nasceu em 21 de novembro de 1694 em Paris,sua mãe faleceu em 13 de julho de 1701, deixando-o orfão aos 6 anos, em 1704 entra para o colégio dos Jesuítas de Louis-le-Grand.Em 1710 publica-se a sua primeira obraImitação da Ode de R.P Lejay sobre Santa Genoveva.Em 1711 começa seus estudos de Direito.Em 1713 vai para Haia com o marquês Châteauneuf, como seu secretário particular.1715 morte de Luís XIV, Voltaire escreve èdipo, em maio do ano seguinte é exilado em Sully-Sur-Loire, em 1717 é preso na Bastilha, em 1718 adota o pseudônimo de Voltaire, em 1723 fica a beira da morte, pois contraiu varíola, dois anos mais tarde cai nas boas graças da madame de Prie, em 5 de setembro assiste ao casamento do rei luís XV, em 1733 depois de morar alguns anos fora, devido a brigas e desav~enças com pessoas fortemente ligadas a corte, ele se envolve com a madame Châtelet, no ano seguinte recebe um mandado de prisão e se instala no castelo da sua amante em Cirey, ela vai ao seu encontro em 1739 os dois deixam Cirey e vão para a Belgica fugidos.Entre idas e vindas por países da europa sempre exilado, volta a corte de versailles em grande estilo,por causa de um grande amigo que agora faz parte da corte, estreiando uma de suas peças , em 1746 é eleito para a academia francesa de letras, sofre uma grande perda, sua querida amante engravida dele, volta para o marido e o faz assumir a paternidade e morre após o parto, ele quase enlouquece,mas continua escrevendo suas famosas peças e as apresentando a diversos públicos tendo sucessos e fracassos, sempre com carater político e filosófico lutando contra as revoluções e a burguesia, novamente expulso de Paris por outros tantos anos retorna em 1778 muito doente e expectorando sangue, assina sua retratação e recebe a absolvição do abade Gaultier, mas recusa a comunhão, morre em 30 de maio de 1778.
Uma das maiores perdas da história, um pensador que mudou a maneira de se ver o mundo e de lutar contra a ditadura do pensamento burguês.


Voltaire era sinônimo de revolução, filosofia contra a estrutura tradicional da sociedade burguesa no ocidente a partir do se. XVIII, inimigo de Deus e de qualquer tipo de religião,totalmente anticlerial, mas por outro lado foi um homem de uma excepcional grandeza e benevolência, foi um grande filósofo e escritor a frente de seu tempo, generoso e sábio.



"O meu ofício é dizer o que penso"

" O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a pobreza"

"Uma vez que uma nação começa  a pensar, é impossível fazer com que pare"

"Os livros governam o mundo"

"Uma falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvarem diante da divindade"

" O instante em que nascemos já é um  passo para a morte"

"Quem se vinga depois da vitória é indigno de vencer"

"Uma coleção de pensamentos deve ser uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males"
" O gosto pela liberdade aumenta à medida que se goza dela"

" Só se é suficientemente rico quem sabe limitar suas ambições"

"Julga um homem por suas perguntas, mais que por suas respostas"



quarta-feira, 23 de março de 2011

1808

1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil é um livro sobre a história do Brasil escrito pelo jornalista paranaense Laurentino Gomes que foi publicado em 2006. O livro retrata a vinda da família real portuguesa ao Brasil neste ano.
No livro, Laurentino Gomes contextualiza a vinda da família real às condições políticas, econômicas e sociais da época em Portugal, França, na Inglaterra e no Brasil. Até o final de 2008, o livro já tinha vendido mais de 350 mil exemplares no Brasil e 50 mil em Portugal.
Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Acadêmia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuit de literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção.
O livro é fantástico, possui uma linguagem simples que proporciona uma leitura muito prazerosa onde o leitor realmente viaja junto com  a família real portuguesa e sua corte na travessia do Atlântico até chegar em terras brasileiras e em todos os acontecimentos ocorridos a partir de então.Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de qualquer outro país europeu, em tempos de revolução, reis, rainhas destronados ou obrigados a fugir de seus reinos, mas até então somente Dom João teve a "coragem" de cruzar o oceano e viver na colônia, mas foi a partir desta decisão que o Brasil iniciou seu processo evolutivo, socialmente e culturalmente falando para alcançar a realidade que temos hoje.
Vale a pena ler, confesso que tenho muito mais interesse e conheço muito mais a história da França do que do Brasil, mas lendo 1808 começo a me interessar mais pela história do meu país e a entender claramente todo o seu processo de colonização.
Gostei tanto que estou começando a ler do mesmo autor 1822 - como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D.Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo pra dar errado.
Pelo título percebe-se que o livro´será maravilhoso também, em breve postarei meus comentários em relação a ele.


Leiam meus amigos, leiam muito pois segundo nosso grande amigo Voltaire " os livros governam o mundo".

terça-feira, 22 de março de 2011

DECLARAÇÃO DE AMOR AOS MEUS AMIGOS!

Amigos são a família pela qual não nascemos em seu seio e sim aquelas pessoas que possuímos uma imensa afinidade e nos aproximamos delas devagarinho criando laços de companhenheirismo, de cumplicidade e transformamos todos os momentos bons e ruins que passamos juntos em parte da vida que não podemos desprender, separar, abandonar ,é onde o amor impera soberano! Sentimos tanto a falta dos amigos que não nos sentimos inteiramente completos nem mesmo quando estamos felizes, pois precisamos de um pouquinho deles.Samantha sempre me fala que temos vários melhores amigos, cada um para uma coisa diferente e agora sei que ela está certa.Amigo é a família que podemos escolher. exercendo o livre arbitrio.
Tenho muito que agradecer a Deus pois ele sempre me tem mandado excelentes amigos, me sinto realmente abençoada, e aqui quero dedicar esse pedacinho a todos os meus amigos e em especial aos meus amigos de Montes Claros, pois acabei de me mudar de lá e vocês não imaginam o quanto está sendo difícil pra mim este distanciamento, mas saibam meus amigos que amo vocês demais e estão sempre em meu coração.





























Queria agradecer a cada um de vocês Déia minha amiga de viagens,de passeios de jogar conversa fora, de estar sempre perto quanto precisei, de compras,amiga de todas as horas,confidente de sonhar junto e de realizar sonhos em comum como conhecer Paris, nossa maior conquista!minha cúmplice...Samantha amiga fiel e companheira,amiga de confidências e de estudos, de noites intermináveis de preocupação com as provas,de garrafas de café,amiga fiel. Sá como queria poder fazer aquelas provas pra você minha amiga, mas queria que você crescesse e conseguisse por você mesma,amiga do coração, Andréa amiga com A maiúsculo, amiga de verdade, daquelas joias raras que quase não existem mais, amiga de vinho, de papo cabeça, de sonhos jurídicos, de estudos, de garrafas de café junto com Sá, de prais, de tudo!Rejane amiga delicada, sempre pronta pra tudo, companheira de saídas e de jantares,de festas, sempre por perto mesmo quando ausente, sabia que estava lá se preciso fosse,Ana Maria que chegou por último, demoramos a ser amigas, mas quando deu certo foi pra valer, sei que é amiga de verdade pra tudo, companheira de buraco, só não é companheira de vinho, mas o resto...ótima amiga,Ione amigona brava, exigente comigo, do contra as vezes, mas amiga de verdade, companheira de comissão de formatura, quantos desentendimentos minha amiga, quantas idéias diferentes, opiniões diversas, não combinávamos com nada, e ao mesmo tempo, amiga de verdade de confiar como se pode confiar em poucas pessoas hoje em dia, Max amiga ocupada, sempre repleta de afazeres mas sempre muito cuidadosa comigo, boa companheira de festas e de papo, sempre amiga, Nanda amiga dedicada menina estudiosa,excelente colega companheira de cafezinho no recreio,excelente ouvinte,Lenize amiga que veio chegando e ganhando espaço,companheira de papo, de trabalhos e de provas em equipe.Eike,Iago, Thiago,Cris,Rafa,Naty,amigos especias, irmãos dos meus filhos.Cambuy, Marlindo, Ti Dison, Cristiano,Felipe amigos muito queridos, sempre presente em nossas vidas, e muito especiais pra todos nós.E todas as outras que aqui não citei gostaria de agradecer de dizer o quanto fizeram minha vida aí valer a pena, ser melhor, mais agradável, graças a vocês minhas amigas fomos muito felizes aí em Montes Claros, graças a família que juntos formamos.Muito Obrigada por tudo, e saibam que seremos sempre assim família...Amo vocês!!!