quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Inhotim


Instituto Inhotim

Considerado o melhor exemplo em flora recebeu  na primeira edição o Oscar da ecologia 2010 - Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor á Natureza, foi uma belíssima cerimônia de premiação, e é claro eu estava presente, foi realmente uma grande iniciativa da revista Ecológico  no que tange a homenagear e reconhecer o trabalho de quem realmente se preocupa, cuida e faz sua parte em relação a sustentabilidade ambiental, concorreram  e foram premiados grandes nomes, pessoas merecedoras outras nem tanto, mas o mais importante foi se valer dos ensinamentos do querido amigo Dr.Hugo Werneck e do seu carinho e amor verdadeiro pela natureza e pelas pessoas.
O instituto Inhotim abriga em seus 97 hectares de área recuperada na cidade de Brumadinho belíssimas coleções botânicas de grande raridade em todo o planeta com jardins temáticos que abrigam espécies da nossa flora preservados, realmente um modelo a ser seguido, mas como nada é perfeito:











finalmente no mês de maio fui conhece-lo pessoalmente, "o famoso museu de arte contemporânea" com esculturas de artistas famosos distribuídos em galerias especializadas que foram construídas especificamente para cada obra, mas particularmente amei mesmo foi a parte externa com suas obras distribuídas em gramados maravilhosos, e que paisagismo deslumbrante, do qual falei acima, da flora rica e bela, mas confesso que as galerias não fizeram minha cabeça, e mesmo sendo artista, desculpem minha ignorância mas não consegui entender nem gostar de tanta modernidade, pois aprendi desde criança visitando as cidades históricas de Minas, admirar e conhecer o barroco, a arte sacra e depois de crescidinha visitei museus, galerias de arte e exposições em diversas partes por onde andei, conheci a famosa Monalisa no Louvre dentre tantas outras maravilhas que vão desde a  antiguidade, passando pela idade média até a atualidade,assim sendo, aprendi desde muito pequena a amar a arte, tanto que me tornei artista plástica e decoradora, mas mesmo assim, "não deu", fiquei decepcionadíssima pois criei expectativas  e me frustrei um pouco com tanta inexatidão de teores palpáveis e excesso de fagulhas inexpressivas no meu ponto de vista, mas ainda assim valeu a pena conhecer pois como já mencionei o lugar é especial e o paisagismo valeu a visita, a comida é deliciosa, o restaurante excelente e a cafeteria um charme, tem uma galeria onde se pode ouvir musica instrumental que é genial. Inhotim é um daqueles lugares para ir com calma e passar o dia curtindo a natureza. Eu indico sim a visita a Inhotim. Adorei ter ido, mas não criem expectativas a menos que sejam amantes da arte contemporânea propriamente dita. Arte é arte tem que ser vista nem que seja para ser criticada.

2 comentários:

  1. Excelente post. Quero muito conhecer o Inhotim. Ele está na minha lista de coisas sobre as quais quero escrever.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! venha sempre me visitar.É muito bom receber comentários bacanas como os seus, nos faz ter vontade de escrever mais e publicar sempre.BJs

    ResponderExcluir